Dia 15 de maio - DIA NACIONAL DO CONTROLE DE INFECÇÃO

 06/06/2018

Todos somos responsáveis pela prevenção e controle de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. As Comissões de Controle de Infecção (CCIH) são os principais gestores dessas atividades dentro dos hospitais. No entanto, a garantia do cumprimento das boas práticas recomendadas pelas CCIHs depende do entendimento e comprometimento de todos os profissionais de saúde e fundamentalmente do apoio e suporte da Alta Direção das Instituições.

A atitude consciente de higienizar as mãos deve, com todo o poder da palavra, gerar práticas seguras em todos os ambientes de assistência à saúde. Esta é a ação mais simples e mais custo-efetiva para prevenir infecções e disseminação de microorganismos no ambiente hospitalar. Além de conscientizar profissionais de saúde sobre esta importante atitude, é também recomendado informar e incentivar pacientes e familiares a conhecerem, praticarem e participarem do cuidado prestando atenção aos momentos em que a higienização das mãos é necessária.

Além do cuidado com as mãos ao prestar assistência ao paciente, os profissionais de saúde devem incluir a prática de protocolos de prevenção, a atenção à limpeza e desinfecção de ambiente e não menos importante, atentarem-se ao uso racional de antimicrobianos. Esses são importantes pilares que sustentam a ação efetiva para controle de infecções e multiresistência no ambiente hospitalar.

A ABIH possui um papel claro de intervir e recomendar juntamente com as instituições regulamentadoras condutas para prevenção de doenças preveníveis. A Diretoria desta gestão comemora com todos os controladores de infecção e agradece todos os esforços realizados para geramos qualidade dos serviços de saúde de nossas instituições.